Cuidar de quem cuida

Reuniões de grupo ” Cuidar de quem Cuida” dia 13 de Fevereiro de 2015 pelas 20h

A Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo encontra-se a desenvolver o projeto “Cuidar de quem cuida”, que surge inserido no projeto “+ Saúde e Bem-Estar”, que procura dar assistência aos cuidadores de doentes dependentes, centrando-se nas famílias que optem por não institucionalizar os doentes, oferecendo uma rede de apoio psicológico, educacional e social. Pretende desenvolver as seguintes linhas de ação: criação de reuniões de grupo, treino e aconselhamento, promover atividades de lazer/bem-estar e saúde, identificar cuidadores secundários e promover o descanso do cuidador.

Neste âmbito, a Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo promoveu no dia 9 de janeiro, na Biblioteca Municipal, a Ação de Informação “Cuidar de quem cuida”, uma iniciativa que contou com a participação especial da Associação "Alzheimer Portugal".

Na primeira parte da Sessão, a equipa técnica apresentou o projeto “Cuidar de quem cuida”, delineando os seus objetivos e linhas de ação.

De seguida, realizou-se a conferência “Alzheimer Portugal” durante a qual se abordaram os temas “implicações psicológicas e alterações comportamentais” e “viver o dia-a-dia com a pessoa com doença de Alzheimer”, apresentados pela Dra Iris Laranjeira e Dra Ana Costa, técnicas da Associação "Alzheimer Portugal".

A ação de informação contou com participação de diversos elementos de instituições concelhias e extra-concelhias, estudantes do curso profissional Auxiliar de Saúde e cuidadores formais.

Tratou-se de uma excelente tarde de informação, onde se debateram temas de grande importância e pertinência, dedicados à prestação de cuidados da pessoa com Doença de Alzheimer.

O projeto “Cuidar de quem cuida” continuará a promover ações de informação, realizando-se a próxima ação dia 13 de fevereiro, pelas 20h, no salão multiusos do Lar Nossa Senhora da Misericórdia.

Enfª Carla Damil