ATL / Creche

A Creche/ATL surge da vontade de proporcionar às nossas crianças um espaço alegre, acolhedor, seguro, de boa relação afetiva e o mais familiar possível

A Creche/ATL “Aprender a Brincar” está licenciada pelo Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, dispondo de alvará de abertura e funcionamento, desde outubro de 2004. É composta por instalações amplas e climatizadas. Os materiais foram cuidadosamente escolhidos para proporcionar qualidade, segurança e conforto a todas as crianças.

As salas possuem todo o tipo de material adequado à sua faixa etária.

A Creche/ATL surge da vontade de proporcionar às nossas crianças um espaço alegre, acolhedor, seguro, de boa relação afetiva e o mais familiar possível.

Tem como principal missão promover a existência de um espaço educativo, no qual é valorizado o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança, respeitando o seu ritmo e as suas características que a tornam num ser único.

Berçário: “Os Moranguinhos”

Constituído pela sala, parque e sala de berços:

Na sala parque, o bebé brinca e interage incentivado pela sua curiosidade natural e apoiado pelos materiais específicos e estratégias adaptadas às suas necessidades de desenvolvimento. O trabalho pedagógico, nesta sala, assenta sobretudo na valorização do contato individualizado com cada bebé e na realização de atividades de estimulação, de mecanismos de repetição, de imitação e de exploração sensorial.

A sala de berços é destinada aos momentos de sono. Os bebés são acompanhados por uma equipa de pessoal técnico especializado, constituído por duas assistentes operacionais e pela educadora de infância, licenciada em Educação na Infância, com uma sólida experiência de vários anos.

Sala de 1 ano: “As Joaninhas”

Esta sala acolhe crianças com idade entre os 12 e os 23 meses, acompanhados por duas assistentes operacionais e com a supervisão da educadora de infância.

Nesta sala desenvolvemos atividades lúdicas e pedagógicas, planeando e concretizando estratégias educativas, num ambiente seguro e estimulante, apoiando e valorizando as primeiras escolhas da criança, promovendo as suas capacidades cognitivas, de linguagem, motoras, de autonomia pessoal e socialização. A criança descobre-se a si própria e aos que a rodeiam.

Esta sala tem saída direta para o jardim, proporcionando facilmente atividades de exterior (jogos ao ar livre, pintura mural, jogos de faz-de-conta e experiências).

Sala de 2 anos : “Os Girassóis”

Sala onde é iniciada uma intervenção educativa, levada a cabo por uma educadora de infância e uma assistente operacional, tendo como objetivo proporcionar às crianças melhores oportunidades de aprendizagem e auto descoberta, ajudando-as a crescer, a desenvolverem-se com confiança, cooperação, comunicação, criatividade, coordenação, concentração e conhecimentos.

Encorajamos a partilha das experiências da criança, respeitando os seus interesses lúdicos, preferências e ritmos próprios. Esta sala tem saída direta para o jardim, proporcionando facilmente atividades de exterior (jogos ao ar livre, pintura mural, jogos de faz-de-conta e experiências).

Sala de ATL: “Os Miminhos”

Esta sala acolhe crianças com idade entre os 3 e os 12 anos, acompanhados por uma assistente operacional e uma animadora sociocultural.

Tem como principal missão o bem-estar afetivo e social das crianças, desenvolvendo todas as suas capacidades físicas, motoras, intelectuais e sociais.

Refeitório

Funciona como espaço para refeições (almoço e lanche), festas de aniversário e apoio a outras atividades.

Sala com saída direta para o jardim.

Espaço exterior

Espaço onde as crianças brincam, andam de baloiço ou escorrega, participam em atividades ao ar livre e onde cuidam da natureza.

Horário:

Abertura: 7.30h

Encerramento: 19.00h

“Acreditamos que trabalhar estreitamente com os pais, ajuda os educadores a serem melhores educadores, os pais a serem melhores pais e as crianças a serem mais felizes.”