Núcleo Museológico da Misericórdia

Espaço de exposição do espólio da Santa Casa

logo-final-2

O Núcleo Museológico da Misericórdia de Penalva do Castelo é um espaço de exposição do espólio da Santa Casa, que recorda o passado memorável dos cerca de quatro séculos de missão/intervenção na comunidade e preserva peças únicas de arte sacra que merecem ser admiradas e reconhecidas pela sociedade. É um lugar único que proporciona aprendizagens indispensáveis à formação de valores culturais que definem a nossa identidade.

Núcleo Museológico 1O Núcleo Museológico está localizado no 2º piso da Igreja da Misericórdia, monumento ex-libris do concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu. Constituído por três salas, a primeira integra informação histórica e documental sobre a evolução desta instituição ao longo dos séculos; na segunda, intitulada Contempla a Paixão, aqui verás como nos ama, expõem-se peças especialmente utilizadas nas cerimónias da Semana Santa; na terceira, denominada Ele está vivo, podem ser contempladas peças utilizadas na celebração da Eucaristia, nomeadamente as alfaias e os paramentos das diferentes cores identitários dos vários períodos do calendário litúrgico.

Este espaço foi inaugurado no dia 9 de Agosto de 2014, por ocasião da festa em honra de Nossa Senhora da Misericórdia.

É a recordar o passado que tomamos consciência dos principais valores do presente, preparando, desta forma, um futuro promissor.

Museu

Funcionamento 2016

Visitas orientadas para grupos mediante marcação, através do telefone 232 642 533

Museu 2NOTAS:

  • Entrada gratuita: Irmãos da Santa Casa, < 18 anos, > 65 anos e Portadores de Deficiência.
  • Em datas especiais, devidamente anunciadas, a entrada será livre.
  • Nos dias de cerimónias fúnebres que decorram na Igreja da Misericórdia o Núcleo Museológico encontrar-se-à encerrado para visitas.
  • O atendimento do Núcleo Museológico será efetuado pelo Mesário Nestório Pinto, pelos serviços Administrativos da Santa Casa da Misericórdia, por irmãos voluntários ou pelo Departamento de Turismo da Câmara Municipal de Penalva do Castelo.
  • Os produtos Misericórdia adquiridos no Núcleo Museológico contribuem para a angariação de receita para as obras de recuperação do antigo hospital da Misericórdia (ERPI – Casos de Demência).
Ao serviço do Bem Comum.

www.scmpc.pt